PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ

ham300/CRD300 - cONTROLE REMOTO DTMF

Qual celular é compatível? 

Qualquer aparelho com saída de fone de ouvido/microfone e a função de autoatendimento. 

Como ativo o autoatendimento no meu celular? 

Normalmente essa opção fica no menu de configurações de acessórios. Basta ativá-la. Note que em algumas marcas de celulares, como a Nokia, essa opção só estará disponível quando um fone de ouvido estiver conectado e o símbolo de fone de ouvido é mostrado no display. 

Como é feita a conexão com o celular? 

A ligação é muito simples, o HAM300/CRD300 só precisa do sinal de áudio (para decodificar os tons DTMF), do sinal do microfone (para enviar as confirmações sonoras) e terra. Esses sinais podem ser obtidos através do Jack de fone de ouvido do celular. E pode-se aproveitar o próprio plugue e cabo que normalmente acompanha o celular. Esses três sinais devem ligados ao conector do painel frontal do HAM300/CRD300. 

Como o celular sabe que tem que atender a ligação? 

Todo aparelho celular tem uma função chamada autoatendimento. Essa função deve estar ativada para que ele atenda quando chegar uma chamada. Note que alguns aparelhos, como os da marca Nokia, só permitem a ativação da função autoatendimento se o fone de ouvido estiver conectado. 

Quanto de crédito tenho que manter no celular? 

Na realidade o celular não precisa dos créditos, pois é você quem ligará para ele. Ele só precisa estar ativo para receber chamadas. Com as regras atuais da Anatel, as operadoras devem manter o celular ativo por um mínimo de seis meses após terminar seus créditos. Portanto tenha certeza de que pelo menos a cada seis meses coloque algum crédito para não perder a ativação da linha.  

O que é saída tipo coletor aberto? 

É uma saída que quando está desligada, não apresenta sinal algum (alta impedância). Quando ligada, apresenta uma tensão próxima de zero volt, ou seja, é como se estivesse aterrada. Esse tipo de saída é comum para acionamento de relés externos, onde um lado da bobina do relé é ligado a ela e o outro lado da bobina aos 12 volts.

Tem como aumentar o número de saídas de controle? 

Sim, basta ligar os sinais de áudio e microfone de dois ou mais HAM300/CRD300 em paralelo, que se multiplica o número de saídas. Por exemplo, se precisar de 18 saídas, liga-se três HAM300/CRD300, cada um com uma senha distinta e mesmo número de toques para atendimento. Quando ligar para eles, todos atenderão, mas só um responderá à senha correta. 

Como saberei se o comando foi recebido e executado? 

O HAM300/CRD300 tem confirmação sonora de todos os comandos. Se você enviar um comando para ligar uma saída, e o comando for aceito e executado com sucesso, receberá dois bipes curtos confirmando a operação. Se desligar uma saída, receberá um bipe longo. Para pulso um bipe curto é enviado, e no caso de erro, um bipe grave e longo. 

É possível utilizar a HAM300/CRD300 através de Rede local ou da Internet? 

Sim, desde que seja utilizado um adaptador Ethernet/Serial (produto de terceiros não comercializado pela Hamtronix). Esses adaptadores normalmente possuem uma interface web que permitem o envio de comandos através de porta serial RS232. 

Qual a diferença entre as versões CRD300A, CRD300B e CRD300C? 

Todas as três versões podem ser controladas através de qualquer fonte de áudio contendo sinalização DTMF, como é o caso de telefone celular e rádios transceptores. O modelo CRD300B adiciona a todas essas opções a possibilidade de também ser controlada por linha telefônica fixa. A versão A, a mais completa, oferece também a linha fixa e ainda uma porta serial RS232, que permite controle via computador ou até mesmo através de rede de dados. Nesse caso, se usada com uma adaptador Ethernet/Serial, pode ser controlada até mesmo através da Internet.

Qual a diferença entre a CRD300 e o HAM300?

A CRD300A é a mesma placa que vai dentro do HAM300, só que sem fonte de alimentação universal, gabinete e tomadas, mas por um preço mais baixo.

 

ELEKTRA 2000 - cONTROLADORA DE REPETIDORA

O que é COR? 

É um sinal proveniente do receptor que sinaliza se o squelch (silenciador) está aberto (presença de sinal) ou fechado (sem presença de sinal).  Normalmente apresenta uma tensão acima de 2 volts quando com squelch fechado, e próximo de 0 volt quando aberto (COR negativo). Se as tensões forem invertidas, ou seja, 2 volts com squelch aberto e 0 volt fechado, e chamado de COR positivo. COR é uma abreviação do Inglês Carrier Operated Squelch. 

Como obter o sinal do COR?

Muitos dos transceptores atuais para radioamadores oferecem conector de saída para a modalidade de rádio pacote (Packet Radio), onde o sinal COR está disponível. A denominação varia conforme o fabricante, sendo que os nomes mais comuns são SQC e P SQL. Transceptores para uso comercial como Motorola e Vertex também costumam disponibilizar o COR em seu conector de acessórios. 

Rádios antigos têm COR? 

Sim, todo rádio tem o sinal de COR internamente, e uma de suas funções, além de silenciar o áudio quando não há sinal, é mostrar "BUSY" no display. Por essa razão, o sinal COR normalmente está presente em um dos pinos no conector que liga o painel frontal ao corpo do rádio. Basta procurá-lo com um multímetro, verificando as tensões enquanto manualmente abre e fecha o ajuste de squelch. O pino que apresentar mudança de tensão abrupta, entre 0 volt e alguns volts, será o sinal de COR. 

Quais rádios são compatíveis com a Elektra 2000? 

Qualquer transceptor que funcione em modo FM. Ela só precisa dos sinais de áudio, PTT e COR, e estes são presentes em qualquer rádio. 

Posso usar um HT como receptor ou transmissor da repetidora? 

Sim, mas não é recomendável. Rádios portáteis, normalmente devido a sua miniaturização e grande faixa de frequência de recepção, não possuem filtros efetivos, e sua recepção normalmente sofre interferências com facilidade. Como o transmissor da repetidora estará muito próximo, são grandes as chances de da transmissão da repetidora interferir em sua recepção. E como transmissor, também é deficiente nas filtragens e pode causar interferências na recepção. 

Porque sinais fracos não conseguem manter a repetidora no ar? 

Esse tipo de problema não tem relação com a controladora, e sim com as antenas e duplexador, se um estiver sendo utilizado. O sinal fraco chega ao receptor, daí o transmissor entra no ar, interfere e cobre o sinal fraco, a repetidora emite o bipe e cai, como o sinal fraco ainda está presente na entrada, aciona novamente a repetidora e assim por diante, iniciando uma sequência incômoda de bipes e quedas. Chamamos esse fenômeno de-sensibilizaçao. Se usando duas antenas, a separação vertical entre elas deve ser maior, sendo que a recepção sempre deve ser a antena mais alta. Baixar a potência pode ajudar. Se estiver usando duplexador, verificar seu ajuste. 

Porque ocorrem cortes esporádicos de 2s no áudio da repetidora 

Esse problema é mais comum com pessoas com timbre de voz mais agudo. A controladora tem um recurso chamado “Mute de DTMF”, que corta o som da repetidora ao receber comandos DTMF para que esses não sejam retransmitidos. Ocorre que tons DTMF estão na faixa de frequência da voz, e se a voz de alguém coincide com um tom DTMF, o áudio é cortado por até 2s. Uma das razões pode ser excesso de áudio de entrada, nesse caso experimente baixar o nível de áudio do VR1 compensando no VR2. Se o problema persistir, substitua o resistor R28 de 680K por um valor mais alto, como 750K, 820K ou mesmo 1M. Uma solução temporária seria desativar a função do “Mute de DTMF“, mas a desvantagem é que todos os comandos serão retransmitidos pela repetidora. 

Esqueci a senha da controladora, como proceder para recuperá-la? 

Execute o procedimento de Master Reset detalhado no final do manual de instruções. Isso fará com que a controladora volte às configurações originais de fábrica e a senha padrão seja restaurada.

ETS500 - BLOQUEADOR/LOCALIZADOR GPS

Qual celular é compatível? 

Qualquer aparelho com saída de fone de ouvido/microfone e a função de autoatendimento. 

Como ativo o autoatendimento no meu celular? 

Normalmente essa opção fica no menu de configurações de acessórios. Basta ativá-la. Note que em algumas marcas de celulares, como a Nokia, essa opção só estará disponível quando um fone de ouvido estiver conectado e o símbolo de fone de ouvido é mostrado no display. 

Quanto de crédito tenho que manter no celular? 

Na realidade o celular não precisa dos créditos, pois é você quem liga para ele para consultar a localização. Ele só precisa estar ativo para receber chamadas. Com as regras atuais da Anatel, as operadoras devem manter o celular ativo por um mínimo de seis meses após terminar seus créditos. Portanto tenha certeza de que pelo menos a cada seis meses coloque algum crédito para não perder a ativação da linha. 

Qual é a precisão do ETS500 em metros? 

O receptor GPS do módulo ETS500 utiliza a tecnologia SiRF III, que proporciona uma excelente sensibilidade na recepção dos sinais de satélite. Além disso, utilizamos uma antena magnética  ativa, ou seja, que tem amplificador de sinais. Sendo assim, se a antena recebe os sinais satisfatoriamente sem bloqueios, a precisão chega a ser melhor que 5m. 

A antena tem que ser instalada do lado de fora do carro? 

Normalmente não. Instalar sob o painel plástico frontal ou por baixo do carpete/tampa plástica do tampão traseiro tem dado ótimos resultados. Na realidade, até mesmo dentro do porta-malas metálico ele chega a funcionar, mas a precisão é reduzida. O ideal é ficar num local onde possa "enxergar o céu". Vidros, plásticos ou tecidos não interferem em sua recepção, por essa razão, só tenha certeza de que a antena não fique bloqueada sob chapas metálicas do veículo.

 

MCR500 - MÓDULO DE CONTROLE REMOTO

Qual celular é compatível? 

Qualquer aparelho com saída de fone de ouvido/microfone e a função de autoatendimento. 

Como ativo o autoatendimento no meu celular? 

Normalmente essa opção fica no menu de configurações de acessórios. Basta ativá-la. Note que em algumas marcas de celulares, como a Nokia, essa opção só estará disponível quando um fone de ouvido estiver conectado e o símbolo de fone de ouvido é mostrado no display. 

Como é feita a conexão com o celular? 

A ligação é muito simples, o HAM300/CRD300 só precisa do sinal de áudio (para decodificar os tons DTMF), do sinal do microfone (para enviar as confirmações sonoras) e terra. Esses sinais podem ser obtidos através do Jack de fone de ouvido do celular. E pode-se aproveitar o próprio plugue e cabo que normalmente acompanha o celular. Esses três sinais devem ligados ao conector do painel frontal do HAM300/CRD300. 

Como o celular sabe que tem que atender a ligação? 

Todo aparelho celular tem uma função chamada autoatendimento. Essa função deve estar ativada para que ele atenda quando chegar uma chamada. Note que alguns aparelhos, como os da marca Nokia, só permitem a ativação da função autoatendimento se o fone de ouvido estiver conectado. 

Quanto de crédito tenho que manter no celular? 

Na realidade o celular não precisa dos créditos, pois é você quem ligará para ele. Ele só precisa estar ativo para receber chamadas. Com as regras atuais da Anatel, as operadoras devem manter o celular ativo por um mínimo de seis meses após terminar seus créditos. Portanto tenha certeza de que pelo menos a cada seis meses coloque algum crédito para não perder a ativação da linha. 

Qual a diferença entre as versões A, B, C e D? 

As versões de software A e B foram desenvolvidas exclusivamente para serem usadas como bloqueadores veiculares. A única diferença entre a versão A e a B é que essa última utiliza a saída de acessório 1 para religar o celular no caso dele não voltar ligado no momento que a energia é restabelecida. Isso no caso dele ser utilizado sem bateria. 

A versão C e D são para uso geral. Na versão C todas as saídas estão disponíveis para comandos de liga, desliga, pulsa e consulta estado. Pode ser usada para ligar e desligar qualquer equipamento elétrico. A versão D é semelhante a C, só que duas de suas cinco saídas oferecem contato momentâneo, ou seja, a duração do pulso não é fixa, e sim variável conforme o tempo que o botão de comando permanecer pressionado.

Carrinho  

Vazio
Advertising
Advertising
Sper Squelch SSM200