SSM200 - Módulo Super Squelch

Melhore a sensibilidade de sua repetidora aos sinais fracos de estações móveis e portáteis.

Mais detalhes

Promoção! R$160,00

SSM300

Disponibilidade: em 10 dias


Avise-me quando disponível

O SSM200 é um sofisticado circuito gerador de squelch com dois níveis de fechamento e três saídas independentes de C.O.R.1. Diferente dos circuitos tradicionais que fecham o squelch imediatamente quando o sinal cessa, o SSM200 faz uma análise do sinal e dependendo de sua qualidade atrasa ou não seu fechamento, melhorando sensivelmente a recepção de estações móveis e portáteis.

 

COMO FUNCIONA

 

O SSM200 precisa apenas do sinal de áudio do discriminador de um receptor para funcionar. Esse sinal de áudio passa por alguns filtros, por um conversor analógico-digital e então é tratado por algorítimos em software que decidem o momento do fechamento do squelch. Quando o sinal recebido é forte o fechamento é quase imediato, resultando em maior conforto aos operadores que não ouvirão longos ruídos de fechamento:

 

Por outro lado, quando o sinal é fraco ou instável, um atraso no fechamento aumenta a chance de ouvírmos em situações que normalmente causariam o fechamento imediato do squelch:

 

 

Quando um sinal sofre intermitências típicas de operações móveis (fading), o fechamento imediato causa a perda do sinal, a repetidora pára de retransmitir e emite o bipe de cortesia. Na figura a seguir temos duas intermitências rápidas que podem causar segundos de perda do sinal e a típica sequência de bipes sobre a estação móvel:

 


Agora temos a mesma situação de intermitência, mas por causa do atraso no fechamento evitamos que a repetidora caia e temos a transmissão na íntegra:

 

 

OUTRAS VANTAGENS

 

Com o SSM200 não será mais necessário procurar sinais de C.O.R. nos receptores, tarefa muitas vezes complexa pela  falta de esquemas elétricos. Além disso alguns fabricantes vêm utilizado comunicações digitais em seus circuitos e nem sempre encontramos o sinal da forma que precisamos.

 

O SSM200 gera três saídas C.O.R com lógica negativa:

 

C.O.R. Saída com fechamento imediato, exatamente como em qualquer receptor tradicional.

 

SS C.O.R. SHORT Saída com fechamento atrasado em 300ms. Ideal para repetidoras que operam sem uso de CTCSS (subtom).

 

SS C.O.R. LONG Saída com fechamento atrasado em 600ms. Ideal para repetidoras que operam com CTCSS (subtom).

 

Outro benefício do SSM200 em uma estação repetidora é que se o fechamento do squelch é imediato sabemos que o sinal é forte. Se ouvirmos aquele ruído longo típico de fechamento de squelch saberemos que o sinal é muito fraco. Dessa forma podemos testar como chegamos na repetidora sem mesmo ter que perguntar.

 

NOTA: Esse dispositivo foi desenvolvido para ser utilizado com as controladoras Elektra 2000, mas é compatível com qualquer marca e modelo de controladora disponível no mercado.


Manual de Instalação e Operação SSM200

Carrinho  

Vazio
Advertising
Advertising
Sper Squelch SSM200